Associe-se à Abralin

Resumo:

O presente simpósio temático tem por objetivo reunir trabalhos voltados para a abordagem construcionista da gramática. Serão muito bem-vindos tanto estudos descritivos/analíticos de padrões construcionais de línguas naturais quanto reflexões críticas a respeito do modelo teórico. No que tange aos trabalhos descritivos/analíticos, prezar-se-á por propostas com viés metodológico sincrônico, com tratamento dos dados puramente qualitativo ou misto, isto é, de natureza qualitativa e quantitativa simultaneamente. No que diz respeito às propostas de reflexões críticas, prezar-se-á por trabalhos voltados para a identificação e discussão crítica de controvérsias teóricas em gramática de construções.

Apresentadores:

Emanuel Cordeiro (Universidade Federal de Pernambuco)

Diogo Pinheiro (Universidade Federal do Rio de Janeiro)

Resumo:

Este simpósio aceita trabalhos com diferentes perspectivas teóricas e metodológicas, que investiguem o significado linguístico. As propostas podem abordar a descrição e a explicação dos fenômenos do português, do inglês, do espanhol, das línguas indígenas e de outras línguas subrepresentadas. Estudos na interface entre Semântica e Pragmática com outros níveis da gramática também fazem parte deste simpósio. Serão aceitas, ainda, investigações que dialoguem com outras áreas das ciências humanas, como antropologia, psicologia e estudos culturais. Também serão aceitas pesquisas voltadas para o ensino e aprendizagem, que enfocam a relação entre o significado linguístico e as práticas pedagógicas.

Apresentadores:

Ana Lúcia de Paula Müller (Universidade de São Paulo)

Marina Chiara Legroski (Universidade Federal do Paraná)

Resumo:

Este simpósio reunirá pesquisas sobre a fala em línguas adicionais com foco aplicado e interdisciplinar, abordando tópicos como o ensino de pronúncia, fluência, inteligibilidade e compreensibilidade. Serão aceitos estudos com enfoque fonético-fonológico articulado à prática pedagógica, incluindo formação de professores, uso de tecnologias digitais e desenvolvimento de materiais didáticos. O objetivo é socializar conhecimentos que apoiem professores e formadores, reconhecendo a importância do ensino de pronúncia dentro de uma pedagogia realista voltada às necessidades dos aprendizes (Levis, 2018; Nagle et al., 2018; Perozzo & Alves, 2023).

Apresentadores:

Alison Roberto Gonçalves (Universidade Federal do Paraná)

Rosane Silveira (Universidade Federal de Santa Catarina)

Resumo:

Este simpósio é organizado pela comissão de linguística histórica da ABRALIN e objetiva reunir trabalhos que tratem dessa temática.

Apresentadores:

Eliabe Procópio (Universidade Federal de Sergipe)

Soélis Teixeira do Prado Mendes (Universidade Federal de Ouro Preto)

Resumo:

Esse simpósio busca reunir a comunidade de linguistas especialistas do discurso, da educação e das políticas públicas. A discussão tem sido aberta apenas para não especialistas. Sob esse horizonte, este simpósio pode se tornar o primeiro agrupamento de textos científicos, sobre o assunto, do Brasil, publicados num evento da área, que reúne estudos sobre a linguagem e gênero, abrindo, assim, uma vereda de possibilidades para cientistas da linguagem atuarem ainda mais fortemente em nosso país numa pauta política que interessa a todas as pessoas e estrutura a nossa cultura como uma ferida social que precisamos debelar.

Apresentadores:

Iran Ferreira de Melo (Universidade Federal Rural de Pernambuco)

Jomson Teixeira da Silva Valoz (Universidade de Pernambuco)

Resumo:

A obra do homem-orquestra, Roman Jakobson, já foi compreendida sob diversas epistemologias. Alguns o caracterizam como um linguista funcionalista (Guinzburg, 1978; Mariani, 2015), outros como um estruturalista fenomenológico (Holenstein, 1978). De nossa parte, nos apoiamos no enquadramento de Umberto Eco (1987) e de Irene Machado (2008): Roman Jakobson foi um linguística geral fundamental para o desenvolvimento da semiótica. Este Simpósio Temático pretende receber trabalhos de explorem a faceta semiótica do autor, tanto para dar visibilidade a suas contribuições à área quanto para mostrar a relevância de seu pensamento para a linguística contemporânea.

Apresentadores:

Silvana Silva (Universidade Federal do Rio Grande do Sul)

Isabela Rêgo Barros (Universidade Catolica de Pernambuco)

Resumo:

A BNCC e os currículos estaduais destacam a argumentação como competência essencial, mas ainda enfrentamos desafios: muitos alunos limitam-se à dissertação tradicional. Como ensinar a argumentar com memes, debates online e infográficos? Este simpósio convida professores e pesquisadores a refletir sobre estratégias para trabalhar argumentação além do texto escrito; os saberes necessários para ensinar gêneros digitais argumentativos; diálogos entre linguística, educação e outras áreas. Com base na perspectiva da Análise Dialógica do Discurso, discutiremos abordagens inovadoras que valorizam a diversidade de linguagens na cultura digital. Venha contribuir para esta discussão fundamental.

Apresentadores:

Maria Inês Batista Campos Noel Ribeiro (Universidade de São Paulo)

Thiago Jorge Ferreira Santos (Universidade Federal de Santa Catarina)

Resumo:

Neste simpósio, objetivamos descrever, analisar e interpretar de que modo a argumentatividade (dimensão e visada argumentativas) se manifesta em diferentes gêneros discursivos com o objetivo de influenciar auditórios. Nessa perspectiva, podem ser submetidos trabalhos que pesquisem questões argumentativas, retóricas e discursivas em diferentes gêneros, pertencentes às distintas esferas comunicativas, tais como: religiosa, política, jurídica, midiática, jornalística, digital, entre outras. Nesse cenário, áreas como argumentação no discurso (numa perspectiva integradora), retórica e nova retórica, semiolinguística, entre outras teorias, configuram as bases epistemológicas deste simpósio.

Apresentadores:

Max Silva da Rocha (Universidade Estadual de Alagoas)

João Benvindo de Moura (Universidade Federal do Piauí)

Deywid Wagner de Melo (Universidade Federal de Alagoas)

Resumo:

Convidamos trabalhos que explorem a história das ideias linguísticas de modo indissociável aos seus efeitos na(s) língua(s) e nos sujeitos em suas práticas linguageiras e científicas, trazendo análises de discursos metalinguísticos que levem em consideração as relações entre as práticas científicas e os sujeitos de linguagem. Propomos, assim, discutir modos de funcionamento do político-ideológico em discursos metalinguísticos sobre língua, sobre ensino e aprendizagem de língua(s), no tocante aos seguintes temas, entre outros: política de línguas e políticas linguísticas, discurso das e sobre as práticas pedagógicas, modos de subjetivação à(s) língua(s) e processos de identificação.

Apresentadores:

Claudia Regina Castellanos Pfeiffer (Laboratório de Estudos Urbanos da Universidade Estadual da Unicamp)

Thaís de Araujo da Costa (Instituto de Letras da Universidade Estadual do Rio de Janeiro)

Resumo:

Este simpósio visa contribuir para uma linguística integrada que busca articular as dimensões ensináveis da linguagem humana, das línguas e dos gêneros. Assumimos como base inicial o Interacionismo Sociodiscursivo (ISD) (Bronckart, 1999) e a Linguística Integral (Coseriu, 1980). Também serão acolhidas propostas de áreas afins, mantendo o enfoque na historicidade dos gêneros. Espera-se que as pesquisas possam propiciar diálogos entre pesquisadores, professores e alunos numa via de mão dupla entre diacronia e sincronia, marcando os momentos de rupturas e continuidades com o passado que possam contribuir para o ensino da língua e seus desdobramentos sócio-históricos, culturais e políticos.

Apresentadores:

Valéria Severina Gomes (Universidade Federal Rural de Pernambuco)

Gustavo Henrique da Silva Lima (Universidade Federal do Agreste de Pernambuco)

Fatiha Dechicha Parahyba (Universidade Federal de Pernambuco)

Resumo:

Este simpósio pretende reunir contribuições sobre política linguística e direito linguístico. Serão aceitos trabalhos, portanto, elaborados sob perspectivas teóricas diversas, no campo da política e o planejamento linguístico, da gestão linguística, das políticas linguísticas críticas, da glotopolítica ou outros, assim como sobre as mais diversas temáticas que abordem a dimensão política da linguagem: línguas minorizadas (indígenas, de imigração, de refugiados, de surdos etc.), políticas linguísticas educacionais, direitos linguísticos individuais e coletivos, políticas normativas, paisagem linguística, ideologias linguísticas, gramatização etc.

Apresentadores:

Xoán Carlos Lagares Diez (Universidade Federal Fluminense)

Jael Sânera Sigales Gonçalves (Universidade Federal de Pelotas)

Resumo:

Tradução e interpretação, como práticas discursivas, cognitivas e sociais, abrangem dimensões linguísticas e dialogam com áreas como linguística de corpus, estudos culturais e neurolinguística. Este Simpósio refletirá sobre como aportes teóricos e metodológicos da Linguística contribuem para compreender e aprimorar tais práticas em cenários de fluxos comunicacionais, tecnologias emergentes e valorização da diversidade. Serão acolhidos trabalhos sobre análises contrastivas, processamento cognitivo, variação linguística, tecnologias, estudos pragmáticos, tradução intersemiótica, multimodalidade e questões sociolinguísticas, culturais e identitárias.

Apresentadores:

Patrick Rezende (Universidade Federal do Ceará)

Glauber de Souza Lemos (Universidade Federal do Rio de Janeiro)

Resumo:

Este simpósio visa reunir pesquisas sobre a língua oral em suas múltiplas dimensões, com foco na análise acústica e na fonética aplicada. São bem-vindos estudos sobre prosódia, e sobre variações segmentais e suprassegmentais, articulando esses dados a sentidos, atitudes, afetos e identidades. Também se acolhem contribuições voltadas ao ensino da pronúncia, formação docente e elaboração de materiais. O evento promove o diálogo interdisciplinar entre descrição e aplicação no estudo da fala.

Apresentadores:

Miguel Mateo Ruiz (Universidade Federal do Rio de Janeiro)

Aline Fonseca de Oliveira (Universidade Federal Rural de Pernambuco)

Resumo:

Este Simpósio reunirá pesquisas e experiências que analisam criticamente as relações entre discurso, identidades e territorialidades sob perspectivas contracoloniais, interseccionais e pluriepistêmicas. Busca-se valorizar vozes historicamente silenciadas e refletir sobre práticas linguísticas que desafiam modos hegemônicos de produzir conhecimento. Serão acolhidos estudos que tratem de dinâmicas discursivas de exclusão, colonialidade, resistência e retomadas identitárias, políticas e territoriais, estudos alinhados a um compromisso ético-político da promoção da diversidade, da justiça epistêmica e da construção coletiva de um outro horizonte de saberes – mais justo, inclusivo e plural.

Apresentadores:

Jorcemara Matos Cardoso (Friedrich-Schiller-Universität Jena)

Welton Diego Carmin Lavareda (Universidade Federal do Pará)

Resumo:

Este simpósio reúne pesquisas teóricas voltadas para a crítica dos discursos contemporâneos em gêneros textuais discursivos/veiculados em diversos suportes (midiático, político, literário, digital etc.). Objetiva-se depreender, das teorias e dos corpora, possibilidades de análise crítica da realidade atual, engendradas na análise linguística e discursiva, tendo em vista o possível debate proveniente dos diferentes textos e gêneros discursivos que emergem das formações linguageiras.

Apresentadores:

Verônica Palmira Salme de Aragão (Universidade do Estado do Rio Grande do Norte)

Michelle Gomes Alonso Dominguez (Universidade do Estado do Rio de Janeiro)

Resumo:

Voltado para línguas dos povos originários, o objetivo deste Simpósio Temático é o de abrir caminhos tanto para novas pesquisas, com substanciais contribuições para a tipologia e para teorias linguísticas, como para metodologias de registro e de documentação.

Apresentadores:

Karin Camolese Vivanco (Universidade Estadual de Campinas)

Ana Vilacy Galucio (Museu Paraense Emílio Goeldi)

Resumo:

Este simpósio propõe reunir trabalhos que discutam as transformações textuais e discursivas em ambientes digitais a partir do referencial da Linguística Textual brasileira. O foco recai sobre três eixos interligados: (i) o aprofundamento teórico sobre enunciação, referenciação, coerência e argumentação em contextos digitais; (ii) análises empíricas de gêneros nativos digitais (posts, compósitos, tecnogêneros etc.); e (iii) propostas de ensino de leitura e produção textual mediadas pelas tecnologias digitais. O simpósio visa fomentar o diálogo entre teoria e prática, contribuindo para a renovação da LT frente aos desafios contemporâneos de textualização, circulação e recepção digital.

Apresentadores:

Mariza Angélica Paiva Brito (Universidade Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira)

Sueli Cristina Marquesi (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo)

Resumo:

Este simpósio é uma parceria entre as comissões de Semiótica e Análise do Discurso da Abralin e se insere nas fervilhantes discussões acerca dos discursos preconceituosos e intolerantes, base dos chamados discursos de ódio — em crescente proliferação e com graves consequências desde o advento das redes sociais e da adoção desse tipo de retórica como plataforma política. O objetivo é reunir trabalhos que discutam como os estudos do texto e do discurso, em suas várias vertentes, podem oferecer subsídios ao entendimento das estratégias, procedimentos e aparatos de construção de sentido das práticas linguageiras preconceituosas e intolerantes, para, assim, ajudar a combatê-las, preveni-las.

Apresentadores:

Eliane Soares de Lima (Universidade Federal Fluminense)

Mariana Jantsch de Souza (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense)

Resumo:

Este simpósio pretende abordar diferentes perspectivas teóricas e metodológicas dos estudos linguísticos e literários das línguas de sinais brasileiras, promovendo um espaço de diálogo interdisciplinar, acolhendo as investigações sobre aspectos gramaticais da Libras, fortalencendo e aumentando a visibilidade desse campo de estudos no cenário acadêmico nacional e internacional.

Apresentadores:

Ana Regina e Souza Campello (ABRALIN)

Sandra Patricia de Faria do Nascimento (ABRALIN)

Resumo:

Este simpósio propõe reunir pesquisas que articulem fenômenos textuais e discursivos – especialmente no campo da Linguística Textual – aos desafios e transformações introduzidos pelas tecnologias digitais, com ênfase nas inteligências artificiais generativas. Inspirado na noção de “momento discursivo” (Moirand, 2020), nas proposições de Paveau (2021) e nas discussões de Cavalcante et al. (2022), o simpósio busca constituir um espaço de reflexão sobre aquilo que se configura, na atualidade, como um novo momento histórico e tecnológico: uma revolução artificial, nos termos de Bartoletti (2020), ao tratar dos impactos sociais, políticos e cognitivos do avanço da IA na produção de sentidos.

Apresentadores:

Evandro de Melo Catelan (Universidade Tecnológica Federal do Paraná)

Eduardo Paré Glück (Universidade do Vale do Taquari/Universidade NOVA de Lisboa)

Resumo:

Chomsky (2005) propõe a atuação de três fatores na consolidação da língua-I: dotação genética, experiência linguística e princípios/mecanismos independentes da linguagem. A noção de interface flexibiliza as relações entre domínios cognitivos e a visão biolinguística redimensiona o debate nature/nurture, ampliando o diálogo entre teorias psicolinguísticas e Teoria da Gramática. Este simpósio busca reunir trabalhos que abordem um ou mais dos fatores destacados, a partir de dados naturalísticos ou experimentais, agregando pesquisas que discutam características do input, mecanismos específicos ou de domínio geral e/ou aspectos sociocomunicativos relevantes no processo de aquisição de L1 e L2.

Apresentadores:

Mercedes Marcilese (Universidade Federal de Juiz de Fora)

Marina Rosa Ana Augusto (Universidade do Estado do Rio de Janeiro)

Resumo:

O simpósio discute como a era digital e a inteligência artificial influenciam as línguas de sinais, como a Libras. Serão analisados os usos de tradutores e intérpretes, humanos e automáticos, e seus efeitos sobre pessoas Surdas, ouvintes e CODAS. Discutem-se os riscos de apagamento da presença surda e as possibilidades de empoderamento, com foco no protagonismo das comunidades surdas na criação de tecnologias acessíveis. Com base na Política Surda e em epistemologias críticas, propõe-se uma mediação mais justa, ética e participativa.

Apresentadores:

Clarissa Luna Borges Fonseca Guerretta (Universidade Federal do Rio de Janeiro)

Heloise Gripp Diniz (Universidade Federal do Rio de Janeiro)

Resumo:

Este simpósio propõe-se a reunir pesquisas voltadas à investigação da sintaxe das línguas humanas em múltiplas perspectivas. A amplitude da proposta visa a promover o diálogo entre diferentes olhares, valorizando tanto os estudos voltados para a descrição estrutural quanto aqueles que buscam compreender o funcionamento da sintaxe a partir de fatores cognitivos, discursivos, interacionais ou socioculturais. Nesta proposta, a sintaxe poderá ser compreendida sob diferentes óticas: em sua inserção no uso linguístico real, nas práticas de fala e escrita, nos processos de aquisição e mudança, bem como nas variações decorrentes de fatores regionais, sociais, históricos e situacionais.

Apresentadores:

Ivo da Costa do Rosário (Universidade Federal Fluminense)

Taísa Peres de Oliveira (Universidade Federal do Mato Grosso do Sul)

Resumo:

Este simpósio temático tem como objetivo promover uma discussão teórica sobre divulgação científica (popularização, comunicação pública?) da Linguística no Brasil, inclusive como estratégia para esclarecer conceitos frequentemente sobrepostos. Essa distinção pode orientar políticas públicas, práticas educativas e estratégias midiáticas. Além disso, uma base teórica sólida fortalece a qualidade da divulgação, promovendo maior entendimento e valorização da ciência pela população. Serão aceitos trabalhos de discussão teórico-conceitual acerca da divulgação científica e da popularização da linguística, bem como estudos de caso que apontam para a teorização dessa área.

Apresentadores:

Cecilia Farias (Museu da Língua Portuguesa/Universidade de São Paulo)

Amanda Balduino (Universidade Estadual de Campinas)

Resumo:

Este simpósio tem como propósito congregar pesquisas de diferentes áreas da linguística que abordem as línguas africanas em suas múltiplas dimensões. A proposta alinha-se com a necessidade de ampliar o conhecimento sobre a diversidade linguística africana, contribuindo para o fortalecimento dos estudos afro-brasileiros e para o cumprimento das diretrizes educacionais que valorizam a herança africana na formação da sociedade brasileira. O evento contempla investigações sobre línguas africanas autóctones, transatlânticas, afro-diaspóricas e línguas coloniais faladas na África que apresentem significativa influência do contato linguístico com línguas africanas autóctones.

Apresentadores:

Alexander Cobbinah (Universidade de São Paulo)

Lílian Teixeira de Sousa (Universidade Federal da Bahia)

Resumo:

O simpósio, promovido pela Comissão de Aquisição da Linguagem da Abralin, reúne pesquisas sobre os fenômenos linguístico-discursivos observados no processo de aquisição, sob distintas perspectivas epistemológicas. Ao reunir trabalhos que considerem desde aspectos linguísticos (fonológicos, morfossintáticos, lexicais) até dimensões mais amplas do uso (semânticas, pragmáticas, enunciativas, discursivas), sob diferentes enfoques (estruturalistas, funcionalistas, enunciativo-discursivos, interacionistas, sociointeracionistas, conexionistas etc.), espera-se refletir sobre a complexidade do processo de aquisição e as múltiplas formas de compreensão que emergem dessa diversidade epistemológica.

Apresentadores:

Rosângela Nogarini Hilário (Comissão de Aquisição da Linguagem da Abralin/Unesp-Faculdade de Ciências e Letras)

Márcia Romero (Comissão de Aquisição da Linguagem da Abralin/Universidade Federal de São Paulo)

Resumo:

A obra de Ferdinand de Saussure – o Curso de Linguística Geral, sem dúvida, mas não apenas – permanece como um marco fundador para a constituição da linguística como disciplina. Ao longo do século XXI, têm-se intensificado as releituras críticas dessa obra, impulsionadas tanto pelo acesso ampliado a manuscritos inéditos quanto pela renovação dos paradigmas. Este simpósio propõe-se como espaço de discussão sobre as múltiplas formas pelas quais o pensamento saussuriano tem sido retomado em diferentes contextos epistemológicos contemporâneos. Convidamos, portanto, pesquisadores de diferentes orientações teóricas a contribuir com a reavaliação coletiva desse legado no século XXI.

Apresentadores:

Eliane Silveira (Universidade Federal de Uberlândia)

Valdir Flores (Universidade Federal do Rio Grande do Sul)

Resumo:

O propósito deste Simpósio Temático é reunir trabalhos que analisem a constituição da cognição social a partir de processos ou fenômenos linguísticos, de modo a destacar o papel da linguagem em seus contextos de emergência, estruturação e modos de funcionamento. A abrangência das contribuições esperadas é salutar, uma vez que a cognição social constitui um traço singular da condição humana, relativa a processos envolvidos na aquisição e na patologia de linguagem, nos regimes interacionais e culturais da vida em sociedade, na atuação articulada de vários processos cognitivos, na coordenação de ação conjunta, na constituição da sociabilidade, entre outras circunstâncias.

Apresentadores:

Edwiges Maria Morato (Universidade Estadual de Campinas)

Heronides Maurílio de Melo Moura (Universidade Federal de Santa Catarina)

Resumo:

Este Simpósio Temático propõe um espaço de diálogo entre pesquisadoras(es) que investigam a linguagem, o currículo e a formação docente sob perspectivas decoloniais, interseccionais e pluriepistêmicas. Acolhem-se trabalhos que abordem práticas discursivas insurgentes, experiências escolares que rompem com lógicas normativas e currículos críticos que afirmam saberes periféricos. A proposta convoca à escuta das margens, à resistência epistêmica e à desobediência linguística como caminhos de (re)existência.

Apresentadores:

Clodoaldo Ferreira Fernandes da Silva (Associação de Línguística Aplicada do Brasil)

Tânia Ferreira Rezende (Universidade Federal de Goiás)

Resumo:

Este simpósio receberá trabalhos pautados por fundamentos epistêmicos transdisciplinares, com o propósito de problematizar e reconfigurar concepções e práticas no campo da Educação Linguística e da Formação Docente em língua materna e/ou adicional. Visamos a interlocução entre distintos aportes teórico-metodológicos, favorecendo a produção de reflexões sobre os processos educacionais mediados pela linguagem. Esperamos trabalhos que abordem criticamente os efeitos de dispositivos estruturantes como a colonialidade, o neoliberalismo, o racismo, os sexismos e os deslocamentos forçados na constituição das relações entre Linguística Aplicada, Educação Linguística e formação de professores.

Apresentadores:

Jorge Rodrigues de Souza Júnior (Universidade de São Paulo)

Diego da Silva Vargas (Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro)

Resumo:

Esse simpósio reconhece a importância e a produtividade dos estudos de interface na investigação da linguagem e da cognição e objetiva promover discussões sobre fenômenos que relacionem a Psicolinguística com as seguintes áreas: Linguística, Psicologia, Educação, Neurociências, Biologia, Fonoaudiologia, Lógica, entre outras. Convida-se a submissão de pesquisas que, se situando nas interfaces mencionadas, envolvam, preferencialmente, o uso de metodologia experimental (técnicas off-line e on-line), podendo abarcar tanto indivíduos neurotípicos quanto neurodivergentes. São bem-vindos trabalhos vinculados às mais diversas perspectivas teóricas no que tange à linguagem e à mente.

Apresentadores:

Gitanna Bezerra (Universidade de Pernambuco)

Michele Calil dos Santos Alves (Universidade Federal do Rio de Janeiro)

Resumo:

Este simpósio busca reunir trabalhos relacionados ao tema da Recomposição das Aprendizagens nos ensinos Fundamental Anos Finais e Médio na área de ensino de Língua Portuguesa – no âmbito da alfabetização, da leitura, da produção textual escrita e oral, da análise linguística e/ou da Literatura. A proposta é oportunizar diálogos que contribuam para ampliar reflexões, análises, metodologias e teorias sobre o tema da Recomposição de Aprendizagens, incluindo: i) avaliações diagnósticas, ii) documentos, programas, iniciativas, ações e políticas governamentais; iii) estratégias/abordagens metodológicas iv) produção de material didático e recursos pedagógicos; v) currículos; vi) formação docente.

Apresentadores:

Davidson dos Santos (Universidade Federal de Pernambuco)

Thais Fernandes Sampaio (Universidade Federal de Juiz de Fora)

Resumo:

Este ST pretende convergir pesquisadores interessados em investigar de modo aprofundado e multifocal o tema da Psicolinguística do Multilinguismo. Convidamos contribuições experimentais que façam interfaces com Psicolinguística e Multilinguismo por diversos vieses: Aquisição, Processamento, Linguagem no Envelhecimento, Neurodivergências, Code-switching, Linguagem Degenerativa, Linguagem Atípica, Produção, Compreensão, Fatores sociais, entre outras perspectivas.

Apresentadores:

Amanda Post da Silveira (Universidade Federal de Jataí)

Ricardo Augusto de Souza (Universidade Federal de Minas Gerais)

Resumo:

Fake news, teorias conspiratórias e produções enganosas afetam cenários diversos da sociedade. Para pensar a questão no âmbito da Linguística Textual, este Simpósio destina-se à reflexão sobre o texto no contexto da desinformação, contemplando seus desafios analíticos e aplicados. Serão acolhidos trabalhos que discutam a textualização da desinformação, seus impactos sociais e iniciativas de mitigação. Assim, a desinformação em gêneros virais, estratégias persuasivas e manipuladoras em diferentes esferas de interação e propostas de ensino de texto combativas à desordem informacional são temas afins a esta chamada. Busca-se, portanto, fomentar o enfrentamento à desinformação, por meio de um olhar crítico às negociações de sentido que se materializam no intercâmbio de textos.

Apresentadores:

Vanda Elias (Universidade Federal de São Paulo)

Guilherme Brambila (Universidade Federal do Ceará)

 

Resumo:

Este Simpósio objetiva reunir trabalhos que problematizem, a partir dos Estudos Discursivos Foucaultianos, os processos de subjetivação e as práticas de resistência que se materializam em discursos relacionados a grupos minorizados: grupos que permanecem em estado de vulnerabilidade social uma vez que lhes são negados, pelo poder hegemônico, os direitos humanos universais, como a liberdade e a segurança (mulheres, público LGBTQIAPNB+, populações originárias e quilombolas, os menos favorecidos, população negra, imigrantes e/ou refugiados). Busca-se cartografar as opressões autoritárias para resistir às políticas de apagamento, visibilizando a opressão a fim de agenciar vias de enfrentamento.

Apresentadores:

Israel de Sá (Universidade Federal de Uberlândia)

Amanda Batista Braga (Universidade Federal da Paraíba)

Resumo:

Considerando o percurso histórico da Dialetologia, seus avanços e ressignificações, ao longo dos séculos XX e XXI, no Brasil, o presente simpósio visa a agregar comunicações desenvolvidas em ótica dialetológica e/ou geolinguística, que se vinculem quer a perspectivas tradicionais, quer ao seu momento atual. Parte-se da premissa de que, em face de novos saberes e tecnologias, os estudos dialetais têm se ressignificado, incorporando métodos e técnicas oriundos de outros campos. Objetiva-se proporcionar debates ampliados acerca dos trabalhos, à vista de suas relevâncias para o contexto contemporâneo, em que as ciências humanas – de modo geral – vêm enfrentando desafios para a sua manutenção.

Apresentadores:

Amanda dos Reis Silva (Universidade Federal da Bahia, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia)

Amanda Chofard (Universidade Federal da Bahia)

Resumo:

O conceito de identidade é fundamental para a circulação e a reprodução da cultura, para o reconhecimento de diferentes níveis de articulação da significação. Na semiótica do discurso, a identidade abarca as dimensões ética e estética e pressupõe um percurso axiológico no qual incidem diversos processos: cifragem tensiva, narrativização, figurativização e tematização, enunciação, passionalização, entre outros. Entendemos que a identidade se estabelece a partir da negociação entre os procedimentos de individuação e socialização das subjetividades. Neste simpósio, questões de gênero, raça e classe, compreendidas de maneira interseccional, encontram um lugar fértil para propostas e debates.

Apresentadores:

Jean Cristtus Portela (Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”)

Julia Lourenço (Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”)

Matheux Nogueira Schwartzmann (Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”)

 

Resumo:

Tendo em vista os princípios da perspectiva intercultural, este simpósio visa a reunir estudos sobre o ensino e a aprendizagem de línguas adicionais à luz da interculturalidade. A proposta é explorar conexões entre interculturalidade e a prática didática, da elaboração de atividades à pesquisa. Serão bem-vindas propostas que apresentem soluções criativas e críticas para integrar a interculturalidade ao ensino, considerando as realidades diversas dos aprendizes e os desafios contemporâneos. O objetivo é promover o diálogo entre teoria e prática, fortalecendo abordagens interculturais no ensino de línguas adicionais no Brasil.

Apresentadores:

Luciane do Nascimento Spadotto (Universidade de São Paulo)

Luciana Lanhi Balthazar (Universidade Federal do Paraná)

Mayara da Silva Neto (Universidade Federal do Paraná)

Resumo:

Neste simpósio temático buscamos reunir trabalhos teóricos e/ou empíricos que abordem o processamento linguístico ou o desenvolvimento de habilidades de compreensão e produção da linguagem em crianças e adultos, em línguas maternas ou adicionais, em diferentes contextos pós-pandêmicos.

Apresentadores:

Mailce Borges Mota (Universidade Federal de Santa Catarina)

Ana Paula Martins Alves Salgado (Universidade Federal Rural da Amazônia)

Resumo:

Este simpósio convida pesquisadorxs filiados ao materialismo histórico a refletir sobre o funcionamento da língua e da linguagem em práticas de exclusão e de resistência políticas. Queremos dar visibilidade a esses movimentos que fazem parte dos embates sociais e fazer circular o debate e a compreensão sobre eles.

Apresentadores:

Sheila Elias de Oliveira (Universidade Estadual de Campinas)

Ana Zandwais (Universidade Federal do Rio Grande do Sul)

Resumo:

O objetivo deste Simpósio Temático é o de possibilitar a troca e o compartilhamento de iniciativas e experiências no campo da revitalização linguística de línguas indígenas e de outras línguas minorizadas. Esperamos trabalhos que situem e descrevam, em detalhe, os objetivos, as estratégias e os caminhos metodológicos utilizados no planejamento linguístico de âmbito local. Temos particular interesse em ouvir relatos sobre projetos e/ou iniciativas de transmissão de base comunitária (baseados em práticas rituais, artísticas e culturais), assim como programas imersivos para crianças e adultos, programas para famílias e aqueles realizados em contexto escolar.

Apresentadores:

Maria Luisa Freitas (Universidade Federal de Pernambuco)

Evandro Bonfim (Universidade Federal de São Carlos)

Resumo:

O simpósio espera reunir trabalhos que visem à prospecção do pensamento benvenistiano, procurando desenhar possibilidades futuras de desenvolvimento de pesquisas neste campo de estudos. No Brasil, os estudos sobre Émile Benveniste têm ganhado destaque em teses, artigos, disciplinas e projetos acadêmicos. Sua obra vem sendo abordada em diferentes dimensões da teoria da linguagem e em diálogo com áreas como filosofia, psicanálise, história, literatura e antropologia. A recente divulgação de manuscritos amplia os horizontes de pesquisa sobre seu pensamento. Este simpósio propõe discutir e expandir perspectivas de estudo da teoria benvenistiana. Busca-se ainda reunir trabalhos que apontem possibilidades futuras para pesquisas linguísticas, epistemológicas e teórico-metodológicas.

Apresentadores:

Claudia Toldo (PPGL – Universidade de Passo Fundo)

Alena Ciulla (PPGL – Universidade Federal do Rio Grande do Sul)

Resumo:

Este Simpósio Temático tem por objetivo promover debates e reflexões sobre diferentes perspectivas e abordagens envolvendo questões sobre alfabetização, letramentos e educação de pessoas surdocegos em todos os níveis educacionais. Seu processo de aquisição da linguagem e de seu desenvolvimento, questões linguísticas envolvendo os diferentes tipos de comunicação, os sistemas de Comunicação Social Háptica e Pró-Tátil e, processos de guia-interpretação. Estando abeto a receber proposta de trabalhos relacionados a educação bilingue de surdos e surdocegos envolvendo a Língua Brasileira de Sinais – Libras e o Português Escrito, além das áreas supracitadas, bem como de outras áreas afins.

Apresentadores:

José Carlos de Oliveira (Universidade Federal de Uberlândia)

Liege Gemelli Kuchenbecker (Universidade de Brasília)


Resumo:

Este simpósio propõe reunir pesquisas que investiguem o devir histórico de saberes sobre linguagem, línguas e ensino linguístico. O evento receberá trabalhos dedicados à reconstrução, sistematização e interpretação crítica desses conhecimentos em diversos contextos sociais. Incluem-se nas discussões: análises de instrumentos linguísticos; estudos de tradições e seus percursos; interpretações de agendas de pesquisa e/ou ensino; reflexões sobre concepções e modos de ensino de línguas. O espaço também está aberto a contribuições que problematizam a prática historiográfica em si. Diferentes orientações teórico-metodológicas encontrarão neste simpósio um ambiente propício para diálogos produtivos.

Apresentadores:

Francisco Eduardo Vieira (Universidade Federal da Paraíba)

Olga Ferreira Coelho Sansone (Universidade de São Paulo)

Resumo:

O objetivo deste simpósio é promover a troca de resultados experimentais, discutir abordagens metodológicas e avaliar aplicações em contextos educacionais e clínicos. Entende-se que os campos aplicados da Psicolinguística e da Neurolinguística podem oferecer, de forma integrada, subsídios para a construção de instrumentos de rastreio e de programas de intervenção em comprometimentos da linguagem. Para tanto, considera-se a relação entre linguagem e cognição, levando em conta processos e recursos específicos do domínio da linguagem, ou de domínio geral, custo de processamento e demandas específicas da tarefa, à luz de evidências comportamentais e/ou neurofisiológicas.

Apresentadores:

Letícia Maria Sicuro Correa (Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro)

Lilian Cristine Hübner (Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul)

Erica dos Santos Rodrigues (Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro)

Resumo:

Prosody is the melody and rhythm of speech, encompassing elements like intonation (voice rise and fall), stress (word emphasis), rhythm, and pace. These prosodic features interacting with speech segments, convey meaning, emotion, and speaker intent. Prosody relies across linguistic, paralinguistic, and non-linguistic domains which shapes an interdisciplinary exploration, bridging linguistics, phonetics, psychology, computer science, clinical sciences, pedagogy, among other related areas. We invite submissions for this interdisciplinary special issue exploring prosody and its applications across different fields.

Coordenadores:

Leônidas Silva Jr. (Universidade Estadual da Paraíba)

Plínio A. Barbosa (Universidade Estadual de Campinas)

Sandra Madureira (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo)

Renata R. Passetti (Universidade Estadual de Campinas)

Resumo:

Aborda investigações no campo da Linguística Funcional Clássica (LFc) e do Sociofuncionalismo, com ênfase na relação entre forma e função na linguagem. Reúne estudos que percorrem diferentes níveis da gramática, da morfossintaxe ao discurso, analisando fenômenos linguísticos sob uma perspectiva funcional. O simpósio destaca a importância dos contextos de uso e das práticas sociais na constituição e no funcionamento da linguagem, promovendo diálogos entre abordagens teóricas e metodológicas diversas, a partir dos quais evidenciam-se a dinamicidade e a multifuncionalidade dos elementos linguísticos em contextos diversos de interação.

Apresentadores:

Denilson Pereira de Matos (Universidade Federal da Paraíba)

Cláudia Sales de Oliveira (Universidade Federal de Roraima)

Resumo:

A Análise de Discurso (AD) materialista, pela via da língua(gem) em funcionamento, procura compreender os gestos de interpretação e, de modo consequente, os efeitos de sentido produzidos por/para/entre sujeitos inscritos em dadas condições de produção do discurso. Este simpósio temático busca acolher reflexões sobre o modo de funcionamento de discursos de resistência e/ou revolta textualizados em diferentes materialidades significantes, a partir de diferentes posições de sujeito. Interessa-nos, pois, compreender como a resistência e a revolta podem desestabilizar, questionar e desafiar ou opor-se a sentidos reafirmados em dominação no social.

Apresentadores:

Agnaldo Almeida (Universidade Federal de Campina Grande)

Bethania Mariani (Universidade Federal Fluminense)

Resumo:

O Simpósio discutirá a relevância sociocultural do aparato teórico-metodológico da Linguística Histórica e da Filologia, na elaboração de edições de manuscritos e/ou impressos que podem constituir amostras linguísticas de diversos estados de línguas. São bem-vindos trabalhos que versem sobre: Linguística Histórica, Filologia e o estudo da variação/mudança; Linguística Histórica, edições e contatos linguístico-culturais; Descrição e análise de fenômenos linguísticos com base em corpora; História da Língua e Filologia; Linguística Histórica e Tradições Discursivas; Filologia, Linguística Histórica e História da Cultura Escrita; Estudos históricos do PB; e Filologia, Humanidades Digitais e IA.

Apresentadores:

Eliana Correia Brandão Gonçalves (Universidade Federal da Bahia)

Vanessa Martins do Monte (Universidade de São Paulo)

Resumo:

Neste simpósio, propomos um espaço para discutir questões relacionadas ao contato linguístico em diversas variedades do português e/ou de línguas em contato. Convidamos pesquisadores a submeter trabalhos que explorem aspectos fonéticos, fonológicos, morfológicos, semânticos e sintáticos, bem como estudos de cunho descritivo. Serão também bem-vindos estudos que evidenciem as variedades diatópicas do Português Brasileiro seja em análises sincrônicas ou diacrônicas e que tomem como objeto de estudo tanto variedades do português quanto de línguas de contato à luz da Linguística de Contato (Weinreich, 1953; Thomason, 2001; Winford, 2007; Hickey, 2013).

Apresentadores:

Manuele Bandeira (Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira)

Wânia Miranda Araújo da Silva (Universidade Federal da Bahia)

Resumo:

Este simpósio visa reunir pesquisas sobre o fenômeno da significação sob distintas correntes da Semântica (Formal, Lexical, Argumentativa, Cognitiva, Enunciativa etc.) e suas interfaces com áreas como Educação, Ciências Cognitivas, Computação e Comunicação. Valoriza trabalhos teóricos, descritivos ou aplicados que analisem modos de produção e interpretação de sentidos em diferentes contextos sociais e tecnológicos. Busca-se fomentar o debate e ampliar o campo de atuação da Semântica nos estudos linguísticos e em questões sociais atuais.

Apresentadores:

Alvaro Magalhães Pereira da Silva (Instituto Federal de Sergipe)

Tiago de Aguiar Rodrigues (Universidade Federal da Paraíba)

Resumo:

Este simpósio tem como objetivo reunir pesquisadoras e pesquisadores dedicados à história da língua portuguesa a partir da análise de fontes documentais diversas. Busca promover o debate sobre metodologias, desafios e escolhas teóricas no trabalho com manuscritos, impressos, documentos pessoais ou institucionais, valorizando abordagens interdisciplinares. O foco está na escuta dos vestígios da língua na materialidade da escrita, na discussão das relações entre língua, sujeito e sociedade, e na preservação do patrimônio textual e da memória linguística, reafirmando a importância da Filologia e da História da Língua.

Apresentadores:

Renata Ferreira Costa (Universidade Federal de Sergipe)

Hélcius Batista Pereira (Universidade Estadual de Maringá)

Resumo:

Nossa proposta é promover o diálogo entre teorias linguísticas e práticas pedagógicas atuais. Considerando o caráter interdisciplinar da Linguística, buscamos um intercâmbio entre pesquisas e experiências educacionais para refletir sobre o aprendizado de línguas, a formação de professores, a elaboração de materiais didáticos e o desenvolvimento de políticas linguísticas. Nesse sentido, esperamos que o simpósio contribua para o fortalecimento de vínculos entre linguística e práticas pedagógicas, com a contribuição de pesquisadores, docentes da educação básica e superior, estudantes de graduação/ pós-graduação e profissionais da área de ensino.

Apresentadores:

Manuela Correa de Oliveira (Universidade Estadual do Rio de Janeiro)

Adriana Cristina Lopes Gonçalves Mallmann (Universidade Estadual do Rio de Janeiro)

Tiago de Aguiar Rodrigues (Universidade Federal da Paraíba)

Resumo:

O simpósio propõe discutir o potencial transformador da Linguística no âmbito da extensão universitária, articulando ensino, pesquisa e compromisso social. Pretende-se reunir experiências e reflexões teóricas e debater práticas que aproximem universidade e comunidade, valorizando ações formativas que dialoguem com a realidade escolar e social, reforcem a relevância política da área e contribuam para a democratização do conhecimento e a formação docente crítica. Interessam, ainda, projetos, práticas e investigações que problematizem o papel da Linguística na formação docente, no ensino de línguas e em diferentes esferas sociais, fortalecendo o compromisso social da universidade.

Apresentadores:

Marcos Luiz Wiedemer (Universidade do Estado do Rio de Janeiro)

Eliaine de Morais Belford Gomes (Universidade Federal de Roraima)

Quezia dos Santos Lopes Oliveira (Universidade do Estado do Rio de Janeiro)

Resumo:

O simpósio propõe explorar a aplicação da Linguística Cognitiva na análise de questões socioculturais relevantes da linguagem em uso. Parte-se da ideia de que mecanismos como metáfora, metonímia, frames, categorização e modelos cognitivos moldam a forma como comunicamos, percebemos e avaliamos temas contextuais. Serão aceitos trabalhos que investiguem discursos e práticas relacionadas a esferas recorrentes dos usos da língua, como jornalismo, política, educação linguística e científica, e saúde pública. Ao enfatizar a interface entre linguagem, cognição e sociedade, busca-se fomentar reflexões que aproximem a Linguística Cognitiva de seus potenciais efeitos transformadores na vida real.

Apresentadores:

Maity Siqueira (Universidade Federal do Rio Grande do Sul)

Jan Edson Rodrigues Leite (Universidade Federal da Paraíba)

Resumo:

Este simpósio reúne pesquisadoras(es) que investigam os cruzamentos entre análise do discurso e estudos de gênero e sexualidades. Partindo da compreensão do discurso como prática social atravessada por relações de poder, buscamos refletir sobre como a linguagem regula, constitui e pode subverter normas de gênero e sexualidade. Com abordagem transdisciplinar, propomos um espaço de diálogo teórico e metodológico voltado à crítica da heteronormatividade e às violências contra corpos dissidentes, valorizando pesquisas em contextos diversos e a dimensão político-ética da linguagem.

Apresentadores:

Daniel Mazzaro Vilar de Almeida (Universidade Federal de Uberlândia)

José Augusto Simões de Miranda (Universidade Federal de Santa Catarina)

Resumo:

Utilizando os aportes teórico-metodológicos provenientes de Michel Foucault e Michel Pêcheux, os participantes deste Simpósio deverão apresentar possibilidades de análise que respondam à seguinte interrogação norteadora: como os indivíduos são tornados sujeitos e de que modo realizam movimentos de resistências aos poderes instituídos e em circulação no espaço urbano e na mídia digital? Isto requer um empreendimento analítico que contemple os processos de controle do dizer, os mecanismos de disciplinarização dos corpos e os modos de resistência diante das demandas do capitalismo em sua faceta neoliberal.

Apresentadores:

Regina Baracuhy (Universidade Federal da Paraíba)

Denise Witzel (Universidade Estadual do Centro Oeste)

Resumo:

Este simpósio é um espaço de diálogo entre diferentes perspectivas teóricas sobre os usos da IAG nas práticas de leitura-escrita-pesquisa na universidade, agrupando resultados parciais ou finais de investigações reveladores dos desafios dos letramentos acadêmicos e críticos. Dentre as camadas dessa proposta, citamos o questionamento do lugar de verdade atribuído à IAG na formação científica e docente, a educação linguística e a digital inerentes ao trabalho pedagógico com os textos acadêmicos, as demandas pelo cumprimento de prazos para a entrega de textos-produto e a demanda pelo gerenciamento consciente da produção de textos acadêmicos em todos os seus momentos de execução.

Apresentadores:

Jéssica do Nascimento Rodrigues (Universidade Federal Fluminense)

Patricia Ferreira Botelho (Universidade Federal do Rio Grande do Norte)

Fabiana Esteves Neves (Universidade Federal Fluminense)

Resumo:

Tendo em vista os desafios propostos pelas tecnologias digitais e pela pedagogia dos multiletramentos à formação docente, este simpósio acolherá pesquisas que estabeleçam diálogos sobre formação do professor de língua e perspectivas teórico-metodológicas, a saber: práticas de gêneros textuais/discursivos nos processos de formação inicial e continuada de professores; práticas pedagógicas no contexto da cultura digital; contribuições de práticas de letramento digital e de multiletramentos na construção identitária de professores. Espera-se, assim, suscitar reflexões sobre as possibilidades de aprendizagem oferecidas por diversas agências da cultura letrada, dentre elas as unidades escolares.

Apresentadores:

Jaqueline Barreto Lé (Universidade Federal do Recôncavo da Bahia/Universidade do Estado da Bahia)

Úrsula Cunha Anecleto (Unidade Estadual de Feira de Santana)

Resumo:

Este simpósio propõe discutir avanços teóricos, metodológicos e analíticos na fonologia, articulando abordagens formais, funcionais, experimentais e tipológicas. Busca integrar a pesquisa básica a interfaces com áreas como fonética, psicolinguística e sociolinguística, abordando fenômenos segmentais e suprassegmentais, prosódia e processos fonológicos em línguas majoritárias e minoritárias, incluindo línguas indígenas e de sinais. Serão acolhidos trabalhos que discutam o papel da fonologia na formação de professores, em práticas voltadas à consciência fonológica, à alfabetização, à prosódia da leitura em voz alta e ao ensino de pronúncia em contextos de segunda língua ou língua adicional.

Apresentadores:

Natália Cristine Prado (Universidade Federal de Rondônia)

Felipe Flores Kupske (Universidade Federal do Rio Grande do Sul)

Resumo:

O simpósio propõe discussões sobre a inteligência artificial (IA) à luz das teorias semióticas, enunciativas e discursivas, com foco na compreensão dos modos de funcionamento, usos e impactos dessas tecnologias em diferentes esferas da sociedade. Ao reunir pesquisadores de diversos subdomínios da linguística, o evento busca fomentar debates em torno de questões ainda em aberto: de que maneira podemos contribuir para o aprimoramento de modelos de IA mais eficazes e menos enviesados e discriminatórios? Como apreender pela lente dessas diversas teorias o funcionamento dos distintos modelos de inteligência artificial? Como a IA tem impactado as práticas e formas de vida na sociedade dataficada?

Apresentadores:

Letícia Moraes (Universidade Federal da Paraíba)

Silvia Sousa (Universidade Federal Fluminense)

Resumo:

Em uma sociedade marcada por constantes transformações culturais, tecnológicas, históricas e sociais, que impactam os modos de ser, viver e aprender, torna-se urgente refletir sobre os efeitos dessas ações no ensino da leitura e da escrita, especialmente nas séries iniciais. Este simpósio propõe discutir os processos de alfabetização e letramento ao longo da vida, em contextos escolares e não escolares, articulando teorias, práticas e saberes com abordagens cognitivas, linguísticas, pedagógicas e sociais. Convidamos interessados/as em contribuir para o fortalecimento de práticas de ensino sensíveis aos desafios contemporâneos.

Apresentadores:

Raimunda Gomes de Carvalho (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí)

Ludmila Thomé de Andrade (Universidade Federal do Rio de Janeiro)

Resumo:

Este simpósio reúne pesquisas que investigam, de forma transdisciplinar, os vínculos entre Educação Linguística, inclusão e justiça social no ensino de línguas adicionais. Visa discutir práticas pedagógicas e políticas linguísticas que desafiem desigualdades estruturais como racismo, sexismo, xenofobia e capacitismo. Também acolhe trabalhos sobre experiências escolares com populações vulneráveis, comunidades indígenas, quilombolas, migrantes e refugiadas, fortalecendo práticas de resistência e equidade.

Apresentadores:

Antonio Henrique Coutelo de Moraes (Universidade Federal de Mato Grosso)

Matheus Lucas de Almeida (Universidade Federal de Campina Grande)

Resumo:

Este Simpósio Temático visa promover a discussão acerca do ensino de Língua Portuguesa como língua materna, com ênfase para as práticas de compreensão leitora e de produção textual, contemplando textos multimodais. Com este propósito, acolherá pesquisas, concluídas ou em andamento, vinculadas à esteira de categorias da Linguística Textual, propostas em estudos recentes, como o de Cavalcante et al (2022). Em referência ao texto multimodal, destacamos alguns estudos, como o de Callow (1999, 2005) e de Kress & van Leeuwen (2006).

Apresentadores:

Sâmia Araújo dos Santos (Secretaria de Educação do Estado do Ceará/Universidade Federal do Ceará)

Suelene Silva Oliveira (Universidade Estadual do Ceará)

 

Resumo:

Concebendo a relação sujeito(s), linguagens, mundo, e sociedade em meio a relações intrínsecas de semioses, o simpósio temático acolhe trabalhos que se voltem para os estudos discursivos e propõem a análise de corpus de diferentes linguagens, contemplando estudos cênicos, verbo-visuais, orais e outras manifestações, e como tais materialidades e suas abordagens discursivas podem contribuir para o fazer pedagógico de forma crítica e em diálogo com as questões sociais mais urgentes para docentes e discentes.

Apresentadores:

Bruna Lopes Fernandes (Universidade Federal Rural de Pernambuco)

Larissa de Pinho Cavalcanti (Universidade Federal Rural de Pernambuco)

Resumo:

O Simpósio pretende receber trabalhos que tenham perfis teórico-metodológicos com base nos pressupostos da Análise do Discurso (AD), em suas diferentes abordagens. Uma abordagem discursiva pode oferecer ferramentas analíticas para desvelar como o funcionamento da linguagem na prática pedagógica está atravessado por relações de poder e por formações ideológicas que moldam o que se diz, como se diz e o que se ensina e se aprende. Esperamos que os trabalhos apresentados aprofundem nossa compreensão teórica da Análise do Discurso aplicada à educação e inspirem novas práticas pedagógicas que e problematizem as construções ideológicas inerentes ao processo de ensino-aprendizagem.

Apresentadores:

José Reginaldo Gomes de Santana (Instituto Federal de Pernambuco)

Cristiane Renata da Silva Cavalcanti (Secretaria de Educação de Pernambuco)

Resumo:

A Gramática de Construções Diacrônica (GCD) consolidou-se como um dos principais referenciais teóricos para a compreensão da mudança linguística como um fenômeno intrinsecamente cognitivo e baseado no uso. Trata-se de uma abordagem inovadora para analisar como construções emergem, evoluem e são reinterpretadas ao longo do tempo (Traugott & Trousdale, 2013; Hilpert, 2021). Assim, neste simpósio, esperamos contribuições que adotem o modelo contrucionista de gramática para a análise diacrônica das línguas. Assim, buscamos debates que nos levem a diálogos frutíferos diante dos desafios da área e que apresentem tanto reflexões teóricas e metodológicas como descrições de fenômenos gramaticais.

Coordenadores:

Karen Sampaio Braga Alonso (Universidade Federal do Rio de Janeiro)

Taísa Peres de Oliveira (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul)

Resumo:

Este simpósio, filiado aos fundamentos da Neurolinguística Discursiva, busca reunir trabalhos que investiguem impactos de modelos biomédicos na educação; a linguagem e a cognição em contextos neurológicos; as funções cognitivas superiores nos processos de ensino-aprendizagem na produção linguística; a análise de dados neurolinguísticos realizada por meio de abordagens discursivas, históricas e culturais; e práticas linguístico-pedagógicas que desafiam os paradigmas da patologização. Assim, busca abrir espaço para uma discussão profunda sobre os efeitos da medicalização da vida e da educação e promover práticas que respeitem a diversidade linguística, social e cognitiva dos sujeitos.

Apresentadores:

Larissa Mazuchelli (Universidade Federal de Uberlândia)

Isabella Moutinho (Universidade Estadual de Campinas)

Resumo:

Inscrito na Análise de Discurso de base materialista, o simpósio busca reunir pesquisas voltadas à compreensão de processos discursivos que: i) proponham discussões teórico-analíticas acerca do funcionamento de discursos da/sobre mídias, tecnologias e inteligência artificial; ii) contribuam para reflexões sobre materialidades digitais e(m) seus processos de normatização e midiatização, e suas consequências para práticas político-discursivas; iii) analisem processos de individua(liz)ção do sujeito-avatar, determinado pelas materialidades discursiva e técnica digital; iv) analisem o funcionamento do capital e da inteligência artificial nas mídias digitais, bem como seus efeitos no social.

Apresentadores:

Evandra Grigoletto (Universidade Federal de Pernambuco)

Silmara Cristina Dela da Silva (Universidade Federal Fluminense)

Solange Maria Leda Gallo (Universidade do Sul de Santa Catarina)

Resumo:

Há, em curso, um pujante processo de mobilização a favor das línguas ancestrais protagonizadas por indígenas em vários contextos, autodenominado Levante Linguístico Indígena. Este simpósio considera oportuno discutirmos esse processo à luz das epistemologias indígenas, seus modos de sentir, significar e produzir conhecimentos indígenas, historicamente subalternizadas. Buscamos reunir trabalhos de pesquisadores indígenas e não indígenas que abordem epistemologias indígenas sobre língua, sobre políticas linguísticas, sobre iniciativas de vitalização, revitalização e retomada de línguas indígenas (finalizadas ou em andamento), de base comunitária.

Apresentadores:

Sâmela Ramos da Silva Meirelles (Universidade Federal do Amapá)

Altaci Corrêa Rubim (Universidade de Brasília)

Resumo:

A Clínica de Linguagem, fundada por Lier-DeVitto na PUC-SP em 1997, se dedica ao tratamento de falas sintomáticas e à reflexão teórico-clínica sobre os acontecimentos patológicos na fala. Atua com crianças e adultos, considerando as especificidades de cada grupo. Em crianças, quadros psíquicos graves exigem avaliação cuidadosa; casos de TEA trazem desafios subjetivos ao tratamento. Em adultos, afasias e demências implicam dificuldades de expressão e demandam manejo clínico voltado para questões de luto. O simpósio visa aprimorar abordagens no diagnóstico e tratamento para ambos os públicos (adultos e crianças).

Apresentadores:

Lúcia Arantes (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo)

Melissa Catrini (Universidade Federal da Bahia)

Resumo:

O objetivo deste simpósio é discutir os modos de conceber leitura e escrita, buscando compreender, a partir de uma perspectiva discursiva, a relação entre essas concepções e os modos de agir no contexto das práticas sociais: como, quem, o quê, quando e por quê lemos e escrevemos a cada momento? Em que medida essas formas de agir são orientadas pelas formas de dizer leitura e escrita? Além disso, pretendemos também investigar a história da produção e das características formais e dos usos sociais da cultura escrita, independentemente das técnicas e materiais utilizados (Petrucci, 2002)

Apresentadores:

Danielly Vieira Inô (Universidade Estadual da Paraíba)

Thiago Trindade Matias (Universidade Federal de Alagoas)

Resumo:

O simpósio propõe-se a fortalecer o diálogo entre universidade e escola, integrando saberes acadêmicos e demandas sociais na educação. O foco é a Linguística na Educação Básica, valorizando reflexões teóricas e práticas pedagógicas críticas de enfrentamento aos desafios da educação brasileira, contando com pesquisas sobre leitura, produção textual, ensino de gramática, gêneros textuais, oralidade, multimodalidade e formação docente, nas perspectivas teóricas da Sociolinguística, da Linguística Aplicada, da Análise Crítica do Discurso, de abordagens decoloniais e dos multiletramentos para promover circulação de saberes e construção de práticas pedagógicas inclusivas e socialmente engajadas.

Coordenadores:

Suzana Ferreira Paulino (Universidade Federal Rural de Pernambuco)

Carlos Eduardo Nunes Garcia (Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais)

Resumo:

A colaboração entre sociolinguistas, educadores e desenvolvedores de IA é fundamental para um futuro em sintonia com o que entendemos melhor para a área. Neste simpósio temático, buscamos reunir trabalhos que investiguem questões sociolinguísticas urgentes e atuais nas áreas de Contatos Linguísticos, Educação, Humanidades Digitais e Acervos Linguísticos, Tecnologias Sociais e/ou Inteligência Artificial.

Apresentadores:

Juliana Bertucci Barbosa (Universidade Federal do Triângulo Mineiro)

Marcia Machado Vieira (Universidade Federal do Rio de Janeiro)

Resumo:

O simpósio tem como objetivo reunir trabalhos na área da Morfologia de vertentes diversas, abrangendo múltiplas possibilidades de interface que podem ser exploradas. Dessa forma, encoraja-se a submissão de trabalhos em Morfologia, Morfofonologia, Morfossintaxe, Morfossemântica e Morfopragmática. O escopo do simpósio abrange, ainda, trabalhos que explorem a relação entre Morfologia e campos como Aquisição da Linguagem, Ensino-Aprendizagem, Psicolinguística, entre outros, desde que estabeleçam uma conexão com os estudos morfológicos. Os trabalhos podem estar vinculados a diferentes linhas de estudo: gerativistas, cognitivistas, modelos baseados no uso, entre outras possibilidades.

Apresentadores:

Beatrice Nascimento Monteiro (Universidade Estadual do Piauí)

Isabella Lopes Pederneira (Universidade Federal do Rio de Janeiro)

Resumo:

Interessados nas conexões entre formação de professores, uso de Inteligências Artificiais e colonialidade digital, este simpósio pretende reunir pesquisas que reflitam sobre: como e o que ensinar em face aos avanços e as imprevisibilidades das tecnologias digitais e das inteligências artificiais generativas? Como formar cidadãos críticos e aptos a lidar com essas tecnologias que cada vez mais se emaranham em nosso cotidiano? Nossa intenção é discutir com os pares o uso das tecnologias digitais, seus avanços e os desafios perante o uso cada vez mais indiscriminado das inteligências artificiais no âmbito da Educação.

Apresentadores:

André Effgen de Aguiar (Instituto Federal do Espírito Santo)

Grassinete Carioca de Albuquerque Oliveira (Universidade Federal do Acre)

Resumo:

Este simpósio aceitará trabalhos que busquem compreender a diversidade linguística e cultural da Amazônia; valorizar as manifestações culturais amazônicas, os conhecimentos tradicionais, as línguas indígenas, a presença negra na Amazônia; e analisar alcances e limites de usos linguísticos regionais amazônicos, relacionados a preconceitos, influências, adaptações, resistências, políticas, identidade regional. Pesquisadores de diversas áreas poderão inscrever trabalhos descritivos (abordagem quantitativa ou qualitativa) com diferentes abordagens metodológicas.

Apresentadores:

Ediene Pena Pereira (Universidade Federal do Oeste do Pará)

Eliane Pereira Machado Soares (Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará)

Samuel Figueira Cardoso (University of Warsaw)

Resumo:

“O que faz um profissional de Letras?” Trabalhamos com aquilo que é constitutivo do ser humano, a linguagem, o que nos coloca diante de uma responsabilidade ética e social inegociável. É nesse contexto que propomos o ST “Experiências que ensinam: escutas, práticas e afetos docentes”, vinculado ao eixo de Ensino de Língua(s). Buscamos constituir um espaço de escuta e partilha, no qual educadoras e educadores possam apresentar, discutir e (re)pensar suas práticas docentes em contextos diversos.

Apresentadores:

Naiara Souza da Silva (Universidade Federal do Pampa)

Lucía Silveira Alda (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul)

Resumo:

Este simpósio tem como propósito reunir pesquisas que dialoguem com a complexidade dos discursos que emergem em plataformas de redes sociais on-line. O objetivo central é fomentar o desenvolvimento e a aplicação de ferramentas teóricas e metodológicas pertinentes ao campo dos estudos da linguagem que permitam compreender melhor os modos como esses discursos se constituem, circulam e impactam diferentes esferas sociais. Busca-se, desse modo, integrar perspectivas diversas e interdisciplinares que enriqueçam as análises e favoreçam a construção de um olhar crítico e abrangente sobre a comunicação digital contemporânea.

Apresentadores:

Maria Sirleidy de Lima Cordeiro (Fundação Getulio Vargas)

Dalby Dienstbach (Instituto Democracia em Xeque)

Resumo:

The potential benefit of a special issue on neurobiology of early language development is that this research reveals important constraints on language development processes. Understanding the neural processes that underlie behavior and developmental trajectories is crucial to a range of psycholinguistic hypotheses for how children learn language. These include the ongoing debate between generative and usage-based approaches to language development; the role of input; age-dependent processes of language development; brain maturational aspects that influence how language develops; bilingual language development; and language delays.

Apresentadores:

Mirela C. C. Ramacciotti (Universidade de São Paulo/Instituto de Psicologia)

Caroline Handley (Wenzhou-Kean University)

Resumo:

O objetivo deste simpósio temático é criar um espaço para a apresentação de trabalhos que tragam novos dados e perspectivas metodológicas para o estudo das línguas naturais, fundamentados na gramática gerativa. Também serão bem-vindos trabalhos que revisitem dados e análises já realizadas, a fim de dimensionar os avanços obtidos, tanto no plano descritivo-explicativo, quanto no plano teórico-epistemológico. Busca-se, assim, reunir pesquisas de descrição e análise que contribuam para ampliar o conhecimento sobre aspectos ainda pouco explorados das gramáticas particulares, oferecendo subsídios para uma melhor compreensão da GU. O simpósio busca integrar reflexões sobre a evolução da linguagem, estudos de interface, comparativos, diacrônicos, experimentais, que tragam uma discussão sobre (mas não somente): a morfossintaxe das línguas naturais orais e sinalizadas; o ensino científico de gramática; a aquisição da linguagem e a epistemologia da gramática gerativa.

Apresentadores:

Marcelo Amorim Sibaldo (Universidade Federal de Pernambuco)

Adeilson Pinheiro Sedrins (Universidade Federal do Agreste de Pernambuco)

Dorothy Bezerra Silva de Brito (Universidade Federal Rural de Pernambuco)

Resumo:

Este simpósio visa a apresentar e discutir resultados de estudos realizados no âmbito do Projeto Atlas Linguístico do Brasil – ALiB que, por sua vez, representa um marco para a Linguística brasileira, sobretudo no campo da Geolinguística. De abrangência nacional, o Projeto ALiB documenta, de forma sistemática, a diversidade linguística do português do Brasil (PB), considerando fatores regionais, sociais e culturais. A sua importância reside na descrição e registro das variações fonéticas, lexicais e morfossintáticas a partir de um robusto corpus dialetal, documentado em 250 localidades brasileiras, além de ser base para estudos comparativos, históricos e aplicados. O ALiB fortalece a tradição dialetológica brasileira, consolida metodologias de pesquisa e de análise de dados, fornece subsídios para a educação, contribuindo, desse modo, com as políticas linguísticas e com a valorização do patrimônio imaterial. Serão recepcionados os estudos que analisam aspectos do banco de dados do ALiB (corpus do interior e/ou capitais), dialogando com o simpósio 36 desta edição do evento.

Apresentadores:

Fabiane Cristina Altino (Universidade Estadual de Londrina)

Valter Pereira Romano (Universidade Federal de Santa Catarina)

Resumo:

Este simpósio tem como propósito reunir pesquisas dedicadas ao estudo da história social e gramatical do português brasileiro, em continuidade às investigações iniciadas em 1999, no âmbito do projeto interinstitucional PHPB. A proposta comtempla trabalhos que discutam processos de mudança e variação linguísticas, portanto, são bem-vindos os estudos de mudança gramatical em diferentes níveis de análise, de gramaticalização e tipologia linguísticas, de tradições discursivas e de contato, variação e normas linguísticas.  O simpósio procura promover o diálogo entre pesquisadores do projeto e da linguística histórica no Brasil, além de abrir espaço para novas iniciativas que se encaixem no escopo delineado para este simpósio, incentivando a troca de perspectivas teóricas e metodológicas.

Apresentadores:

Fabiane Cristina Altino (Universidade Estadual de Londrina)

Marco Antonio Rocha Martins (Universidade Federal de Santa Catarina/CNPq)

Resumo:

Este Simpósio Temático recebe trabalhos voltados para a atuação da Linguística por meio de eventos lúdicos centrados na diversidade das línguas, no pensamento metalinguístico e na resolução de problemas. Um grupo crescente de linguistas está convencido de que vale a pena alcançar pessoas não especialistas para fornecer-lhes uma melhor visão da comunicação humana, revelando uma abordagem científica da linguagem, que ultrapassa a dicotomia normativa “certo/errado” tão comum na escola, que em nada revela a riqueza dos usos e complexidades dos idiomas do mundo. Olimpíadas de Conhecimento têm sido usadas desde o final do século XIX como ação para dialogar com a sociedade, introduzindo os saberes técnicos de um modo lúdico e gamificado, atuando na interseção entre ensino-aprendizagem formal, educação não-formal e divulgação científica. Embora tais eventos sejam conhecidos em âmbito prático, ainda carecemos de debates teóricos sobre o tema. Certamente, as Olimpíadas de língua(gem) são espaços privilegiados de diálogo com os estudantes de Ensino Fundamental e Médio, por oportunizar, no ambiente escolar, as reflexões sobre revitalização de línguas indígenas, valorização das diversas variantes do português brasileiro, combate aos mitos e preconceitos sobre o registro não-padrão, estratégias retórico-discursivas, implicaturas conversacionais, processos de mudanças nas estruturas linguísticas, entre outros temas sócio-político-econômicos perpassados pela linguagem. Desse modo, a discussão teórica acerca das Olimpíadas é naturalmente interdisciplinar, oportunizando debates entre estudiosos que enxergam os eventos acadêmicos como uma ferramenta didática e pedagógica, tanto para a Educação Básica como para o Ensino Superior.

Apresentadores:

Eduardo Cardoso Martins (Universidade Federal do Amazonas)

Lou-Ann Kleppa (Universidade Federal de Rondônia/Departamento de Línguas e Memórias Indígenas do Ministério dos Povos Indígenas)

Resumo:

Este Simpósio Temático discute as relações entre linguagem, gênero e sexualidade como centrais para pensarmos sobre as possibilidades de uma Linguística Aliada (Borba, 2022), em diálogo com uma Linguística Aplicada Transviada (Bezerra, 2023), eticamente comprometidas com os modos de existência e resistência de sujeitos LGBTQI+. Para tanto, propomos o conceito de contragramática, i.e., um conjunto de práticas linguísticas e metapragmáticas que contestam, negociam e reinventam os regimes normativos de língua, identidade e sociedade gramática. Inspirada pela noção de fracasso queer (Halberstam, 2011), i.e., a recusa dos parâmetros hegemônicos de sucesso e adequação que possibilita imaginar modos alternativos de viver, desejar e significar, a contragramática evidencia que o “erro” ou a inadequação normativa não representam déficit, mas a criação de novas possibilidades de inteligibilidade. Interessa ao simpósio investigar as contragramáticas de línguas que, afiadas pela ironia, mordacidade e inventividade queer, desafiam padrões linguísticos, sociais e culturais de normatividade e normalidade e as ideologias que os sustentam: entonações irônicas, “erros” de concordância reiterados como marcas identitárias, invenções lexicais que circulam em comunidades queer, performances drag que parodiam a norma culta, comentários metapragmáticos que ironizam a acusação de “falar errado”. Nosso objetivo é fomentar um espaço de diálogo interdisciplinar em que a Linguística Queer se articule como campo crítico capaz de oferecer novas definições, metodologias e objetos de análise atentos às contragramáticas e às línguas (des)afiadas que sujeitos LGBTQIA+ produzem em seus cotidianos.

Apresentadores:

Fábio Bezerra (Universidade Federal da Paraíba)

Rodrigo Borba (Universidade Federal do Rio de Janeiro)

Abstract

This thematic symposia explores the life cycles of languages across the Caribbean, both insular and continental. The region, with its linguistic diversity shaped by Indigenous, European, African, Asian, and Sign languages, serves as a living laboratory for examining how languages are born, develop, face obsolescence or death, and undergo revitalisation, and for understanding the complex challenges of language documentation and development in such a context. Adopting a decolonial discourse and a linguistic ecology perspective, this symposia views languages as dynamic systems intertwined with socio-political and historical forces, and we highlight the crucial work of language documentation and revitalisation, examining not only traditional strategies but also the transformative potential of digital technologies, and especially community-led approaches.

Coordinator

Jo-Anne S. Ferreira (The University of the West Indies)

Resumo:

A articulação entre funcionalismo, cognição e neurociência mostra que a linguagem é, simultaneamente, prática social, mecanismo mental e fenômeno biológico, influenciando julgamentos, decisões e formas de interação (Lakoff; Johnson, 2002). É com essa visão que, neste simpósio, são bem-vindas pesquisas que contemplem estudos funcionalistas em uma interlocução com a Linguística Cognitiva e pesquisas que abordem conceitos de neurociências sobre neuro (a)tipicidade, tais como Transtorno do Espectro Autista, Transtorno do Déficit de Atenção – TDHA, Transtorno de Aprendizagens Específicos (Afasias, Dislexia, Disgrafia, Disnomia). As pesquisas que compõem este Simpósio podem, ainda, estar voltadas ao ensino e à aprendizagem.

Apresentadores:

Amanda Heiderich Marchon (Universidade Federal do Espírito Santo)

Renata Barbosa Vicente (Universidade Federal Rural de Pernambuco)

Valéria Viana Sousa (Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia)

Inscreva-se
Cookies e privacidade

Utilizamos cookies para melhor a sua experiência em nosso site. Ao prosseguir, estará aceitando nossa Política de Privacidade.