SIMPÓSIOS TEMÁTICOS REMOTOS (STR)
STR 1 – SEMIÓTICA E EDUCAÇÃO: CONTRIBUIÇÕES NO CONTEXTO DOS MULTILETRAMENTOS
Resumo:
O simpósio se abre a pesquisas e iniciativas práticas para desenvolver multiletramentos. Exemplos de questões que buscamos acolher: (a) de uma semiótica aplicada à problemática do ensino, abordando, por exemplo, a questão da transposição didática; (b) de perspectivas de didatização da semiótica em vários contextos de ensino e aprendizagem; (c) de análises da organização de textos e discursos pedagógicos; (d) da mobilização de outras disciplinas postas em diálogo diante da complexidade de aspectos que dizem respeito à educação; (e) de discursos midiáticos que configuram temas de discussão nos espaços escolares, a exemplo dos discursos desinformativos, entre outras abordagens afins.
Apresentadores:
Daniervelin Renata Marques Pereira (Universidade Federal de Minas Gerais)
Luciana Maria Crestani (Universidade de Passo Fundo)
STR 2 – DISCURSOS INTOLERANTES E POLARIZAÇÃO IDEOLÓGICA: ABORDAGENS SOCIODISCURSIVAS EM CONTEXTOS DE RESTRIÇÕES E LIBERDADES
Resumo:
Este Simpósio Temático (ST) acolhe trabalhos que discorrem sobre tensões e polarizações sociopolítico-culturais observadas no Brasil e no mundo nos últimos anos, diante dos acontecimentos e das mudanças sociais que têm se verificado após a massificação das redes sociais e plataformas digitais de comunicação. O objetivo é discutir e analisar discursos que orbitam em torno da polarização socioideológica diante da perspectiva da interação verbal, do processo enunciativo, da cenografia e do ethos discursivo, e do ato de linguagem como encenação. Serão objeto de análise discursos e interações que circulam em jornais, revistas, sites da internet, plataformas digitais, redes sociais, etc.
Apresentadores:
Ernani Cesar de Freitas (Universidade Federal do Rio Grande)
Maria Joana Chiodelli Chaise (Universidade de Passo Fundo)
STR 3 – EDUCAÇÃO EM REDE: FVNEXA, TDIC E A CRIATIVIDADE DOS AGENTES NA INCLUSÃO DIGITAL
Resumo:
O presente simpósio propõe debate aprofundado sobre os conceitos de Letramento Digital (LD), Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) e, em particular, FVNexA (Ferramentas Virtuais Não Exclusivas à Aprendizagem), com foco na atuação dos agentes em ação social, conforme os pressupostos de Stuart Hall (1997). O recorte de observação é o campo educacional, considerado as múltiplas possibilidades de ensino e aprendizagem, em sentido lato, dentro de um cenário contemporâneo marcado pela presença cada vez mais ubíqua das tecnologias digitais.
Apresentadores:
Denilson Pereira de Matos (Universidade Federal da Paraíba)
Maria Teresa Tedesco Vilardo Abreu (Universidade do Estado do Rio de Janeiro)
STR 4 – ESCRITA CRIATIVA COMO PRÁTICA DE EDUCAÇÃO LINGUÍSTICA DESCOLONIZADORA E EXPERIÊNCIA DE EMANCIPAÇÃO SUBJETIVA
Resumo:
O objetivo deste Simpósio Temático é incentivar reflexões e debates sobre o potencial da escrita criativa para uma educação linguística contra-hegemônica e uma experiência emancipatória das diferentes subjetividades. A proposta é reunir relatos de experiência, revisões bibliográficas e ensaios teóricos sobre que discutam o tema de uma perspectiva linguística, discursiva, identitária e epistemológica. Interessa também o compartilhamento de propostas de criação artística por intermédio da palavra (oral ou escrita) nos gêneros e formatos mais diversos, realizadas como atividade coletiva em qualquer contexto, para que possamos incorporá-las a nossa prática docente.
Apresentadores:
Luciano Monteiro (Universidade Federal de Santa Maria)
Danúsia Torres dos Santos (Universidade Federal do Rio de Janeiro)
STR 5 – ESTUDOS MULTIFACETADOS DAS CIÊNCIAS DO LÉXICO
Resumo:
As ciências do léxico formam um campo interdisciplinar que estuda o léxico em suas múltiplas dimensões — linguísticas, cognitivas, sociais e discursivas. O léxico, mais que um conjunto de palavras, reflete como organizamos e damos sentido à realidade. Áreas como Lexicologia, Lexicografia e Terminologia se dedicam à sua análise. Diante das transformações tecnológicas e culturais atuais, os estudos do léxico enfrentam novos desafios. Este simpósio propõe um espaço de debate interdisciplinar, convidando pesquisas que aprofundem a compreensão do léxico como fenômeno complexo e em constante mudança.
Apresentadores:
Claudia Zavaglia (Faculdade de Ciências e Letras/Universidade Estadual Paulista)
Luís Henrique Serra (Universidade Federal do Maranhão)
Maria José Bocorny Finatto (Universidade Federal do Rio Grande do Sul)
Fábio Henrique de Carvalho Bertonha (Universidade Estadual Paulista)
STR 6 – ANÁLISE DE DISCURSO E ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA: DESAFIOS DA CONTEMPORANEIDADE
Resumo:
Este simpósio temático se pauta nas seguintes indagações: “Diante da emergência da inteligência artificial, quais os efeitos de sentido de ser professor de língua portuguesa na contemporaneidade? Quais os desafios na formação docente à luz dos dispositivos teórico-analíticos da Análise de Discurso?”. Objetivamos reunir pesquisas concluídas ou em andamento que investiguem e discutam o ensino de língua portuguesa e/ou a formação de professores de língua(s), aproximando-os às questões contemporâneas, para isso serão aceitos trabalhos ancorados teoricamente em perspectivas discursivas e/ou com interface com outras perspectivas teóricas.
Apresentadores:
Mary Stela Surdi (Universidade Federal da Fronteira Sul)
Marcia Ione Surdi (Universidade Comunitária da Região de Chapecó)
STR 7 – METODOLOGIA DE ORGANIZAÇÃO DE CORPORA DIACRÔNICOS DIGITAIS PARA PESQUISAS EM SOCIOLINGUÍSTICA HISTÓRICA
Resumo:
Este Simpósio considera relações entre língua, história e tecnologia e a interdisciplinaridade necessária para uma metodologia de organização de corpora diacrônicos digitais produtiva, tendo em vista colaborar para descrições linguísticas de base empírica, as quais promovem a discussão de questões teóricas solidamente fundamentadas. Contempla estudos voltados aos tratamentos sócio-histórico, paleográfico-diplomático e filológico de documentos, o uso de plataforma com tecnologia de IA para decodificação e transcrição iniciais de documentos antigos, além de diferentes etapas de execução de corpora eletrônicos.
Apresentadores:
Mariana Fagundes de Oliveira Lacerda (Universidade Estadual de Feira de Santana)
Alícia Duhá Lose (Universidade Federal da Bahia/Universidade Estadual de Feira de Santana)
Zenaide de Oliveira Novais Carneiro (Universidade Estadual de Feira de Santana)
Bruna Trindade Gomes Carneiro (Universidade Federal da Bahia/Universidade Estadual de Feira de Santana)
STR 8 – FACES E INTERFACES DA GRAMÁTICA DIANTE DA LINGUÍSTICA: HISTÓRIA, TEORIA E APLICAÇÕES
Resumo:
Este simpósio temático propõe reunir pesquisas que dialoguem criticamente com a gramática enquanto fenômeno multifacetado, abrangendo seus aspectos historiográficos, seu papel central nos estudos linguísticos e suas implicações nas práticas educativas contemporâneas. O intuito aqui é congregar diferentes abordagens sobre o mesmo objeto, a(s) gramática(s), proporcionando um espaço de reflexão que contemple sua pluralidade, assim como as possíveis interconexões entre suas múltiplas dimensões.
Apresentadores:
Gissele Chapanski (Universidade de São Paulo)
Cindy Mery Gavioli-Prestes (Universidade Estadual do Centro-Oeste)